domingo, 15 de outubro de 2017

O que é bonito é para ser mostrado?


Por Rogério de Sá

O que é bonito é para ser mostrado? É muito natural ver mulheres postando fotos seminuas. Com o advento de redes sociais como o Instagram isso se tornou cada vez mais cotidiano, e o cotidiano tende a se tornar comum, natural e aceito pelo sistema do mundo. E isso se estendeu aos homens. Agora é normal ver homens exibindo fotos de corpos malhados como troféus para chamarem a atenção do sexo oposto tal como pavões exibem suas caldas para chamarem a atenção das fêmeas.

Até aí você pode me dizer: não vejo nada de errado com isso. Eu também não vejo nada de errado com o mundo seguindo o padrão do mundo. Mas, a partir do momento que os cristãos começam a seguir o mesmo padrão de comportamento e dizer que não existe nada de errado em postar fotos seminus, subtende-se que Deus também não vê nada de errado. Um exame apurado das Escrituras e sincero vai nos confrontar com esse padrão. Moças ou mulheres crentes começam a mostrar partes do seu corpo para todos em uma rede social. Qual o propósito disso? Será que um cristão é capaz de, sinceramente, dizer que não há nada de errado nisso? Que há pureza aí? “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2:16,17).

Concupiscência é o anelo de prazeres sensuais. Qual o propósito de um cristão postar esse tipo de fotos? Estimular a concupiscência da sua carne inflamando os seus desejos sexuais e os dos que estão olhando. O apóstolo é mais específico falando da concupiscência dos olhos, deixando bem claro que é o pecado que vem por meio do ver, que por sua vez leva ao desejar. Então não há nada de errado? Para o mundo nada é errado, é tudo relativo, mas para Deus a resposta é: “Não procede de mim, mas do mundo”.

Antes de postar sua selfie se pergunte: “No que isso vai glorificar a Deus? ”. Como você pode glorificar a Deus postando a marca do seu biquíni ou o seu peito e abdômen definidos? Se você me dizer que consegue glorificar a Deus fazendo isso, cara, eu te pergunto novamente: “Qual deus você deseja glorificar? O seu deus que você mesmo criou? Ou você mesmo se tornou seu próprio deus? ”.

Se pergunte: “Por que eu acho que uma certa parte do corpo precisa ser vista por outros? Que sensações eu quero causar neles? ”. Meu amigo cristão, se essas perguntas não te incomodam, ou não te fazem refletir eu convido a relembrar as palavras do apóstolo Paulo: “Examine-se o homem a si mesmo”, e ao se examinar elabore um bom argumento quando estiver perante o Juiz de toda terra.

Oséias fala no seu livro: “porque abandonaram o Senhor para se entregarem à prostituição, ao vinho velho e ao novo, o que prejudica o discernimento do meu povo”. (Oséias 4:10,11)

Mas o que prostituição tem a ver com o assunto, e por que a prostituição prejudica o discernimento do povo de Deus? Prostituição tem a ver com infidelidade, e na Bíblia frequentemente está associada a prática de colocar outras coisas no lugar de Deus. A maior motivação da exposição do corpo é o de mostrar principalmente ao sexo oposto aquilo que deveria ser mostrado apenas na intimidade do casal dentro de um casamento. Quando essa intimidade é compartilhada de forma pública você está prostituindo aquilo que pertence a uma só pessoa, aquela que Deus escolheu para você, e essa prática é tão irracional quanto o efeito do vinho sobre o ser humano. A consequência é o ato de prejudicar o discernimento, entendimento do povo, que podemos entender como desprovimento de inteligência.

Mas qual a relação? A relação é que pessoas inteligentes não se expõem. Elas se valorizam, pois têm a consciência de que seu corpo não está à venda e os que se interessarem por elas devem primeiramente conquista-las para depois terem acesso ao seu conteúdo.

Não estou condenando as selfies, pelo menos não as que revelam o seu caráter cristão. Mostre ao mundo por meio das suas redes sociais menos de você, e mais do mundo ao seu redor. As palavras de Jesus nunca passarão. E ele disse: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus”. (Mateus 5:20)

Falo como alguém que chegou a postar fotos desse tipo. Posso não ter despertado nada em alguém que tenha visto meu Instagram, mas percebi o quanto é incoerente. É mau? Pule fora. Só parece ser mau? Pule fora. “Abstende-vos de toda a aparência do mal”. (1 Tessalonicenses 5:22)

Concluo com as palavras do apóstolo Paulo que é Palavra de Deus: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar”. (1 Coríntios 10:31-33)

Malhem, não abusem do Whey Protein, tenham uma vida saudável e um corpo bonito, mas guardem isso para seus cônjuges. Se tiverem que atrair alguém que seja pelo amor que vocês têm por Cristo.


Amém.


As postagens são de inteira responsabilidade dos autores e as opiniões nelas expressas não refletem, necessariamente, a opinião dos outros colunistas bem como do Corpo Editorial do Blog

Um comentário: