quarta-feira, 11 de julho de 2012

Segredos da Cientologia, religião de Tom Cruise, causam polêmica




Cientologia. Quais os segredos desta religião fundada em 1952 pelo autor de ficção cientifica L. Ron Hubbard? No último domingo, o programa Fantástico da rede Globo, apresentou uma reportagem falando dos mistérios que pairam sobre a religião.
Atualmente a Cientologia possui adeptos em vários países, sendo um dos mais famosos, John Travolta, Juliette Lewis e Tom Cruise. Este último, devido ao fanatismo pela religião, segundo mesma publicação, pode ter causado o recente divórcio com Katie Holmes. A doutrina tem influências de outras religiões, como o Hinduísmo e o Budismo, e de ciências humanas, como a psicologia. Para Hubbard fundador da seita, os seres humanos têm um espírito chamado de "thetan", que reencarnam várias vezes.
Segundo a reportagem do Fantástico, ex-membros da seita contam histórias polêmicas sobre a religião, que inclui detalhes como a crença em Xenu, um ditador intergaláctico que teria deixado o espírito de ETs no planeta. A igreja, entretanto, nega que a figura de Xenu exista nos ensinamentos. O programa mostrou também ex-participantes, suas experiências dentro do grupo e seus mistérios, já que igreja mantém segredo de tudo o que acontece lá dentro. Foi relatada a vivência de Mike Rinder que frequentou a igreja por quase 50 anos, e enquanto esteve na religião, chegou a um cargo importante como porta-voz oficial.
Mike conta que se afastou da igreja, e atualmente é considerado um traidor. Ele relatou que perdeu o contato com a ex-mulher e os filhos, que ainda estão lá. Quando tenta ver alguém da família, recebe um não como resposta, segundo a reportagem. Mike ainda diz que um repórter da rede BBC, foi vigiado enquanto fazia uma série de reportagens sobre a religião em 2007. “Estamos sendo seguidos”, disse o repórter ao notar um carro preto atrás de seu veículo. “Estamos sendo seguidos de novo”, repete ao ver outro transporte o seguindo novamente, durante a gravação do documentário em 2007, mostrado no programa. Fora da religião, Mike confessou ao repórter, “você estava sendo seguido”. Métodos usando um detector da verdade são usados em sessões, onde os fiéis descarregam sentimentos negativos, passando a se sentir melhor, “É bem simples, um medidor de resistência. Parece um detector de mentiras”, disse Marty Rathbun, um outro ex-participante, que ficou na igreja por 27 anos.
A Cientologia ainda prega que “a organização não deve cuidar de crianças ou bebês”, segundo o ex-membro da religião, Marc Headley, segundo publicação fantástico. Marc e sua esposa Claire, um casal que fez parte da elite da Cientologia, responsável pela administração da igreja, conta que tudo é registrado por câmeras escondidas e que eles chegaram a ver sessões de Tom Cruise revelando coisas pessoais. O casal contou que foram criados dentro da Cientologia, mas viram a religião se voltar contra eles. Quando Clarice engravidou, ela foi orientada a abortar duas vezes por causa do regulamento que é claro: funcionários não podem ter filhos.
Frustrados, Marc e Claire abandonaram a seita. O casal conta que sofreu consequências por abandonar a religião, Clarice diz que seus pais e familiares que fazem parte da seita foram orientados pela igreja a não ter mais contato com o casal. Atualmente Mac e Clarice têm dois filhos que não conhecem os avós. A igreja nega ter bloqueado a comunicação do casal com a família. No Brasil há três igrejas, sendo todas na Grande São Paulo. De acordo com a mesma publicação, a Cientologia continua crescendo e tem seguidores em 167 países. “Nosso arquivo das pessoas que adquiriram os livros, nos temos ao redor de 20 mil pessoas”, contabiliza a porta-voz da Cientologia no Brasil, Lúcia Winther, segundo o Fantástico.
Fonte: The Christian Post


0 comentários:

Postar um comentário